O marketing político veio para a América Latina, e para o Brasil, como parte da transição para a democracia a partir dos anos mil novecentos e oitenta, quando os processos eleitorais começam a ser muito mais competitivos e quando as eleições se tornaram um canal concorrido de acesso e preservação do poder público para diversas tendências e organizações políticas, que agora competem através do confronto, do debate público e da comunicação, de certa forma em igualdade de circunstâncias e recursos entre diferentes atores e partidos. O marketing político se transformou em uma área nova e fascinante, com impacto significativo na forma como um candidato ou partido político é percebido antes e depois da eleição, particularmente com a influência da mídia tradicional e digital, e a forma como as pessoas agora consomem e compartilham informações. O curso de MBA em Marketing Político, Comunicação e Planejamento Estratégico de Campanhas foi concebido para atender a essa nova ordem que criou demanda para especialistas altamente profissionalizados, capazes de aplicar as estratégias de marketing através de uma abordagem abrangente, crítica e dedicada não apenas às campanhas eleitorais, mas também às legislaturas, ao governo local, aos meios de comunicação e aos serviços públicos, com conceitos e técnicas inovadoras de marketing e entendimento da ciência política, da comunicação político-partidária, da condução ética e da gestão do bem público.
O MBA em Marketing Político, Comunicação e Planejamento Estratégico de Campanhas foi projetado para fornecer aos participantes que desejam ingressar no campo do marketing político, ou que de alguma forma já estão envolvidos nesses tópicos, um conjunto de conhecimentos teóricos, críticos e operacionais, bem como capacidades de excelência, para gerenciar eficaz e profissionalmente os processos de comunicação e marketing que apoiam campanhas e atividades políticas, tanto de partidos quanto de candidatos. No final do curso, o especialista terá adquirido a capacidade de compreender o ambiente de mudanças políticas e institucionais atuais de nosso país; capacidade de liderar e participar da equipe de uma campanha eleitoral; saber como lidar com as novas ferramentas de marketing político; manejar novas tendências e técnicas de comunicação política, discurso público e discursos midiáticos nas mídias tradicionais e digitais; compreender as novas tendências de regeneração política e democrática; conhecer o contexto internacional e as práticas que são realizadas em outros ambientes políticos; dominar os valores éticos, morais e as capacidades exigidas para as novas lideranças políticas; ter a capacidade de projetar e desenvolver uma estratégia de marca política pessoal eficaz para um candidato.
Disciplinas optativas:
Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.
O curso é oferecido a todos os graduados na área das ciências sociais, ciência política, jornalismo, marketing, publicidade e propaganda, relações públicas, relações internacionais, direito e demais profissionais com nível superior e já com experiência profissional no mundo da política, como deputados, senadores, prefeitos, governadores, funcionários e assessores públicos, candidatos municipais, estaduais e federais.
A Pós-Graduação UNIVÉRSILA é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 418, de 27 de março de 2017.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina e para a prova final - online.
Pré-requisitos:
Matrícula:
1. Faça a inscrição para o curso de interesse;
2. Efetue o pagamento da matrícula;
3. Clique Aqui para acessar a Área do Candidato: Login: e-mail cadastrado e Senha: CPF (somente os números)
4. Faça o UPLOAD dos documentos necessários para fins de matrícula.
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
ATENÇÃO: Permanece obrigatório o upload dos documentos para efetivação de matrícula e emissão de certificado. A foto 3x4 e a certidão de nascimento ou casamento poderão ser encaminhadas posteriormente até a conclusão do curso.
Documentos Provisórios: *Na ausência do diploma e/ou histórico da graduação, apresentar a declaração de conclusão de curso junto ao termo de responsabilidade. Nesse documento é obrigatório constar que houve a conclusão da Graduação e a data de colação grau.
CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento - Suporte ao candidato.
De acordo com a nova resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, o desenvolvimento e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaram de ser obrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu.
O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor para o Ministério da Educação.
* Possíveis processos seletivos podem exigir o cumprimento da Pós-Graduação com o Trabalho de Conclusão de curso, é necessário a análise dos editais por parte do candidato.