Depois da Segunda Guerra Mundial, as nações participantes iniciaram em um período crescente de recuperação e os mercados passaram a apresentar demandas elevadas por novos produtos e serviços. A competição era baixa e o marketing, como processo de gestão que visa aumentar o volume de trocas de mercadorias por dinheiro, passou a se concentrar mais nas vendas de alta quantidade e no uso de estratégias para buscar novos clientes. Essa orientação é conhecida como marketing transacional, usa uma metodologia agressiva, apoiada especialmente pela publicidade, e tem como principal objetivo vender produtos ou serviços para um mercado de massa; desta forma, encontrar novos clientes para o produto ou serviço é uma parte importante dessa estratégia. Mas, com o aumento da concorrência, com a acirrada competição em busca de novos clientes e com a segmentação dos mercados, que após a emergência da internet, apresentam hoje nichos concentrados no consumo de determinadas marcas e tipos de mercadorias, o modelo transacional se tornou insuficiente, porque o retorno sobre o custo de aquisição constante de novos clientes passou a ser insuficiente. O marketing de relacionamento – também chamado de CRM: Customer Relationship Management – surge nesse panorama, e com ele surge também a demanda por profissionais de marketing especializados nas estratégias de relacionamento e gestão em mídias sociais, cujo paradigma é transformar o cliente em um parceiro da empresa, que possa repetir compras e difundir os valores da marca para seus parentes, amigos e parceiros de compartilhamento.
Geral:
Capacitar consultores e profissionais que atuam, ou pretendem atuar na área de comunicação e marketing das empresas, nas técnicas mais avançadas para identificação das necessidades dos clientes, criação de valor e gestão das expectativas adequadas aos potenciais compradores ou utilizadores do produto ou serviço, e a utilização do marketing de relacionamento, tanto através dos canais tradicionais, quanto por meio das mídias sociais, como uma ferramenta que garante a eficácia dos processos de comunicação e interação da marca com seus públicos potenciais e efetivos, focando o cliente como centro das estratégias de negócio.
Específicos:
Disciplinas optativas:
Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.
Graduados em cursos de nível superior nas áreas da comunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, comunicação e marketing e outras áreas correlatas, que atuam ou desejam preparar-se para o mercado, especializando-se nas técnicas mais atualizadas de marketing e gestão do relacionamento com os clientes.
A Pós-Graduação UNIVÉRSILA é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 418, de 27 de março de 2017.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina e para a prova final - online.
Pré-requisitos:
Matrícula:
1. Faça a inscrição para o curso de interesse;
2. Efetue o pagamento da matrícula;
3. Clique Aqui para acessar a Área do Candidato: Login: e-mail cadastrado e Senha: CPF (somente os números)
4. Faça o UPLOAD dos documentos necessários para fins de matrícula.
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
ATENÇÃO: Permanece obrigatório o upload dos documentos para efetivação de matrícula e emissão de certificado. A foto 3x4 e a certidão de nascimento ou casamento poderão ser encaminhadas posteriormente até a conclusão do curso.
Documentos Provisórios: *Na ausência do diploma e/ou histórico da graduação, apresentar a declaração de conclusão de curso junto ao termo de responsabilidade. Nesse documento é obrigatório constar que houve a conclusão da Graduação e a data de colação grau.
CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento - Suporte ao candidato.
De acordo com a nova resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, o desenvolvimento e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaram de ser obrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu.
O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor para o Ministério da Educação.
* Possíveis processos seletivos podem exigir o cumprimento da Pós-Graduação com o Trabalho de Conclusão de curso, é necessário a análise dos editais por parte do candidato.