As empresas atuais operam em um ambiente globalizado de mudanças constantes, onde a informação e os processos de comunicação se tornaram essenciais. As opções cada vez maiores de comunicação em tempo real abriram novas portas para as comunicações empresariais, mas também deram vida a uma série de problemas. A sociedade se tornou mais crítica e cobra das organizações uma postura ética, transparente e alinhada com a responsabilidade social empresarial, e essa cobrança se reflete através das ações e publicações diárias da mídia. Saber se relacionar com os meios de comunicação, gerenciar processos de crise, divulgar comunicados com conteúdo relevante, e ter porta-vozes competentes para estabelecer canais de comunicação e diálogos estratégicos com os profissionais de imprensa se tornou crucial para as organizações modernas. Por isso, um dos setores que mais contratam profissionais de jornalismo especializados em assessoria de imprensa é o setor empresarial. O curso de MBA em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises foi criado para especializar um profissional com esse perfil, amplamente habilitado a lidar com a mídia, produzir conteúdo institucional estratégico que ressoe com um público nacional e internacional, e competente para atuar tanto no relacionamento com as mídias tradicionais quanto nos sites de notícias e nas mídias sociais.
O curso de MBA em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises visa especializar profissionais competentes para atender as novas demandas da atividade de jornalismo empresarial e assessoria de imprensa, no âmbito privado e/ou governamental, interessados em desenvolver uma carreira inovadora e altamente promissora em um dos setores que mais empregam e melhor remuneram na área de jornalismo. Especialistas em relações com os públicos estratégicos da empresa, capazes de representar uma organização perante a mídia tradicional e os novos meios de comunicação digital e redes sociais; habilitados a responder perguntas da imprensa, e desenvolver relacionamentos eficientes com a mídia.
Especialistas capazes de interessar os jornalistas nas histórias e campanhas da organização, organizar e treinar porta-vozes para falar com a imprensa e monitorar a cobertura da mídia, especialmente nos momentos de crise. Seja para a área do Governo ou da iniciativa privada, o curso vai habilitar um especialista competente para atuar como porta-voz do chefe do executivo, ou da alta administração das organizações, responsável por coletar informações sobre ações e eventos da área governamental e/ou privada, e transmitir essas informações para os meios de comunicação, geralmente do país e de todo o mundo, interagindo com a mídia diariamente, seja através de comunicados, seja através de coletivas, para conquistar os espaços e a confiança dos grandes órgãos da imprensa.
Disciplinas optativas:
Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.
Portadores de diplomas de graduação em Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Propaganda e Marketing, Letras e áreas afins, interessados na especialização em estratégias de Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa para o ambiente interno e externo das organizações e nos momentos de crescimento e de crise organizacional em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor, com domínio das estratégias de produção para veículos impressos e eletrônicos.
A Pós-Graduação UNIVÉRSILA é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 418, de 27 de março de 2017.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina e para a prova final - online.
Pré-requisitos:
Matrícula:
1. Faça a inscrição para o curso de interesse;
2. Efetue o pagamento da matrícula;
3. Clique Aqui para acessar a Área do Candidato: Login: e-mail cadastrado e Senha: CPF (somente os números)
4. Faça o UPLOAD dos documentos necessários para fins de matrícula.
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
ATENÇÃO: Permanece obrigatório o upload dos documentos para efetivação de matrícula e emissão de certificado. A foto 3x4 e a certidão de nascimento ou casamento poderão ser encaminhadas posteriormente até a conclusão do curso.
Documentos Provisórios: *Na ausência do diploma e/ou histórico da graduação, apresentar a declaração de conclusão de curso junto ao termo de responsabilidade. Nesse documento é obrigatório constar que houve a conclusão da Graduação e a data de colação grau.
CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento - Suporte ao candidato.
De acordo com a nova resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, o desenvolvimento e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaram de ser obrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu.
O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor para o Ministério da Educação.
* Possíveis processos seletivos podem exigir o cumprimento da Pós-Graduação com o Trabalho de Conclusão de curso, é necessário a análise dos editais por parte do candidato.