Constata-se que no Brasil existe uma grande parcela da população (maioria composta de crianças e adolescentes) vivendo em situação de risco, sem as mínimas condições de saúde, higiene, segurança e educação. Tal situação de calamidade imputa a uma reflexão crítica da realidade e todos são conclamados a trabalhar para transformar essa dura realidade, já que o compromisso com o desenvolvimento social começa a figurar como algo que deve ser responsabilidade da sociedade como um todo. Diferentemente de outras épocas, hoje vivemos em um momento social-político-econômico mais democrático, transparente e crítico (mesmo ainda com as mazelas de nossa política e da desigualdade da divisão de renda), a população reivindica condições de vida digna e ser parte integrante dos benefícios gerados pelas transformações e desenvolvimento do país. Neste sentido, o que se propõe é atacar as dívidas sociais, que segundo Mello Neto e Froer (1999) consiste no “somatório de sofrimentos, humilhações e carências de toda ordem que aflige 20 a 25% da população brasileira, cerca de 36 milhões de pessoas”; ainda existem “40% das crianças de 0 a 14 anos vivendo em famílias com renda percapita de até meio salário mínimo”, cerca de 20 milhões, outros dados assustadores, segundo os autores, “10,5% das crianças com menos de 05 anos tem desnutrição crônica. Ou seja, uma verdadeira epidemia social que condena os pobre a serem cada vez mais pobres e excluídos”.Os dados apontam, ainda, que a população brasileira é muito sensível a estes problemas sociais, como se constata nas suas ações em benefício aos necessitados: 15 milhões de brasileiros doaram dinheiro para obras sociais em 1998; 21 milhões de brasileiros contribuíram com bens materiais; 12 bilhões são movimentados por ano em filantropia; e 16% das pessoas que não têm dinheiro, doam seu tempo a projetos sociais. (VEJA, 1999, p.154, apud COSTA; GUEDES, 1999).Assim, o Estado consciente de suas dificuldades operacionais e de realizações (às vezes inoperância) e sabedor do interesse da iniciativa privada e da sociedade civil em atender as demandas sociais, reduz largamente seu papel de executor de ações sociais para a função de normatizador, articulando e abrindo espaço à iniciativa privada. Esta por sua vez é cobrada pelos seus acionistas e clientes por ações de responsabilidade social, pois uma empresa ser socialmente responsável é um dos pilares de sustentação dos negócios, tão importante quanto a qualidade, a tecnologia e a capacidade de inovação.
Ampliar as possibilidades de atuação profissional, como gestores sociais, ao desenvolver e aperfeiçoar competências e capacitar em âmbito teórico e prático, para intervir, planejar, administrar e avaliar em espaços sócio educacionais, como: administração pública, terceiro setor, projetos governamentais, condomínios e responsabilidade social corporativa.
Disciplinas optativas:
Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.
Profissionais graduados e licenciados em artes, educação física, pedagogia, letras, educação artística, administração, comunicação, jornalismo, direito e sociologia envolvidos em estruturar, planejar, desenvolver, gerir e avaliar Programas e Projetos sociais.
A Pós-Graduação UNIVÉRSILA é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 418, de 27 de março de 2017.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina e para a prova final - online.
Pré-requisitos:
Matrícula:
1. Faça a inscrição para o curso de interesse;
2. Efetue o pagamento da matrícula;
3. Clique Aqui para acessar a Área do Candidato: Login: e-mail cadastrado e Senha: CPF (somente os números)
4. Faça o UPLOAD dos documentos necessários para fins de matrícula.
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
ATENÇÃO: Permanece obrigatório o upload dos documentos para efetivação de matrícula e emissão de certificado. A foto 3x4 e a certidão de nascimento ou casamento poderão ser encaminhadas posteriormente até a conclusão do curso.
Documentos Provisórios: *Na ausência do diploma e/ou histórico da graduação, apresentar a declaração de conclusão de curso junto ao termo de responsabilidade. Nesse documento é obrigatório constar que houve a conclusão da Graduação e a data de colação grau.
CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento - Suporte ao candidato.
De acordo com a nova resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, o desenvolvimento e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaram de ser obrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu.
O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor para o Ministério da Educação.
* Possíveis processos seletivos podem exigir o cumprimento da Pós-Graduação com o Trabalho de Conclusão de curso, é necessário a análise dos editais por parte do candidato.