A Farmácia Hospitalar é responsável pela provisão de medicamentos e materiais médico-hospitalares, sendo a garantia da qualidade do serviço prestado o resultado esperado. Assim, garantir medicamentos seguros, necessários e em tempo oportuno é uma grande responsabilidade profissional. Para isso, os serviços de saúde devem contar com farmacêuticos habilitados e qualificados a exercer tais funções. Nas unidades hospitalares o farmacêutico consegue estreitar o contato com outros profissionais de saúde, integrando de forma mais ativa e participativa as equipes multiprofissionais. Este novo perfil profissional é requisitado pela sociedade e pelos serviços de saúde, o que fomenta a procura por farmacêuticos capacitados.Discutir estratégias e aprimorar as ações da assistência farmacêutica em hospitais, abordando a segurança e a promoção do uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde é o quesito diferencial e necessário para o farmacêutico que atua ou deseja atuar no âmbito hospitalar.
Garantir formação adequada para o gerenciamento de recursos materiais e humanos, otimizando o serviço prestado. A determinação os parâmetros necessários ao uso racional de medicamentos que minimize desperdício de recursos e danos à saúde da população deve ser o foco da atuação do profissional farmacêutico, o que se pode alcançar com aprofundamento científico, valorização profissional e concepção da necessidade e importância do trabalho em equipes multiprofissionais com estimulo a estratégias para a segurança do paciente. Os subsídios teóricos atualizados sobre o funcionamento da farmácia hospitalar aos profissionais que atuam ou que desejam atuar neste seguimento visam discutir o papel do farmacêutico hospitalar e capacitar farmacêutico para atuar no mercado.
Disciplinas optativas:
Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.
Farmacêuticos que atuam ou desejam atuar na área de Farmácia Hospitalar, em estabelecimentos públicos ou privados.
A Pós-Graduação UNIVÉRSILA é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 418, de 27 de março de 2017.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina e para a prova final - online.
Pré-requisitos:
Matrícula:
1. Faça a inscrição para o curso de interesse;
2. Efetue o pagamento da matrícula;
3. Clique Aqui para acessar a Área do Candidato: Login: e-mail cadastrado e Senha: CPF (somente os números)
4. Faça o UPLOAD dos documentos necessários para fins de matrícula.
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
ATENÇÃO: Permanece obrigatório o upload dos documentos para efetivação de matrícula e emissão de certificado. A foto 3x4 e a certidão de nascimento ou casamento poderão ser encaminhadas posteriormente até a conclusão do curso.
Documentos Provisórios: *Na ausência do diploma e/ou histórico da graduação, apresentar a declaração de conclusão de curso junto ao termo de responsabilidade. Nesse documento é obrigatório constar que houve a conclusão da Graduação e a data de colação grau.
CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento - Suporte ao candidato.
De acordo com a nova resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, o desenvolvimento e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaram de ser obrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu.
O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor para o Ministério da Educação.
* Possíveis processos seletivos podem exigir o cumprimento da Pós-Graduação com o Trabalho de Conclusão de curso, é necessário a análise dos editais por parte do candidato.