Um pouco da história do 7 de setembro
Publicado em: 07 / 09 / 2022
Como você sabe, estamos diante de mais uma celebração da Independência do Brasil.
São 199 anos de autonomia, de emancipação de Portugal.
O registro histórico teve como grande marco o Grito da Independência, emitido por Pedro de Alcântara (D. Pedro I, durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.
Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia e D. Pedro I foi coroado.
O desmembramento de Portugal – declarado em 1822 – teve relação direta com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a Família Real Portuguesa mudou-se para o Brasil em fuga das tropas francesas que invadiram Portugal.
Com a chegada da Família Real, o Brasil experimentou uma série de mudanças que contribuíram para o desenvolvimento comercial e econômico do país, o que, em última instância, viabilizou a descolamento de Portugal.
O novo país independente ainda experimentou, em seus centros, um grande desenvolvimento, resultado de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal.
Instalado no Rio de Janeiro, o rei português autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitiu o comércio entre os brasileiros e os ingleses como medidas de destaque no âmbito econômico.
[Fonte: Brasil Escola]