Técnica efetiva para o ENEM: 4 passos para assimilar conceitos sobre qualquer assunto
Publicado em: 14 / 10 / 2019
Aprendizado é um investimento em si mesmo pelo qual se deve buscar a vida toda. Há dois tipos de conhecimento existentes (saber o nome de algo e saber algo) e, ao contrário do que possa parecer, eles não são a mesma coisa.
Empenhado em realçar a importância do entendimento, efetivo, de como as coisas – realmente – funcionam, Richard Feynman (físico pioneiro em eletrodinâmica quântica e ganhador do Prêmio Nobel) criou um método de aprendizagem. A técnica – bastante simples – é composta por quatro passos.
Vamos a eles...
O primeiro é escolher um assunto ou conceito, escrever o tópico no topo de uma página e, em seguida, anotar tudo o que sabe sobre o tema (não esquecer de ampliar a lista sempre que aprender algo novo).
Na segunda etapa deve-se ensinar (ou fingir ensinar) para uma criança. A ideia, neste ponto, é – realmente – instruir (é indiferente se há público ou não). O importante é conseguir explicar o tópico usando palavras de fácil compreensão. Qual a funcionalidade disso? Consolidar o que já foi entendido e conseguir visualizar – facilmente – aspectos que ainda estão obscuros.
Próxima etapa: identificar “buracos” na própria compreensão. Usando a Técnica Feynman, a partir da tentativa de explicação para uma outra pessoa, é possível perceber onde estão as falhas no próprio aprendizado. A dica aqui é revisitar os tais pontos que ainda estão nebulosos e voltar às fontes de informação até que seja possível explicar – completamente – o conceito em questão.
Por último, no quarto passo, a recomendação é revisar, organizar e simplificar.
Vamos destrinchar...
Revise sua produção e procure simplificar cada vez mais a linguagem utilizada (se esforce para usar suas próprias palavras e não os termos contidos no material que estudou). Depois disso procure ilustrar com exemplos e – caso seja necessário – associe conceitos, faça analogias que vão fortalecer a sua compreensão. O intuito é – por meio de uma história simples, que flui – conseguir organizar todo o conteúdo.
Para encerrar, leia em voz alta. Se, ainda assim, parecer confuso, este pode ser um sinal de que o entendimento do conceito ainda não aconteceu de forma integral. O conselho aqui é que, se for necessário, você estude novamente e, depois, retome o “preenchimento de buracos”.
Tudo anotado?
Em tempos de aproximação do ENEM, eis uma boa ajuda para revisar as matérias!
Boa sorte!
[Fonte: Exame.com]