Nike: A Ideia Simples que Virou um Fenômeno Mundial

Nike: A Ideia Simples que Virou um Fenômeno Mundial

Publicado em: 29 / 11 / 2024


Descubra como uma tarefa de MBA se transformou em uma das marcas mais icônicas do planeta, revelando o poder da inovação e do empreendedorismo

Phil Knight estava lá, em sua aula de MBA na Universidade de Stanford, quando teve um estalo: por que não vender tênis de corrida japoneses de qualidade nos Estados Unidos? Era 1962, e ele percebeu que as marcas europeias estavam reinando, mas havia espaço para algo novo e mais acessível. Essa ideia surgiu como parte de uma tarefa acadêmica, mas acabou sendo o pontapé inicial para algo muito maior!

• Tirando o Plano do Papel

Knight compartilhou sua ideia com Bill Bowerman, seu mentor e treinador de atletismo. Os dois se uniram para transformar a visão em realidade. Bowerman, que adorava inovar para melhorar o desempenho dos atletas, começou a criar novos designs de tênis. Essa colaboração foi fundamental para a cultura de inovação que a Nike mantém até hoje.

• A Evolução para a Nike

Em 1964, eles fundaram a Blue Ribbon Sports para distribuir os tênis japoneses Onitsuka Tiger nos EUA. Mas, com o sucesso crescendo, decidiram criar sua própria linha de calçados. Em 1971, nasceu a Nike, inspirada na deusa grega da vitória. O famoso "swoosh", criado por Carolyn Davidson, se tornou um dos símbolos mais icônicos do mundo. E tudo isso começou com uma simples tarefa de MBA!

Essa história de sucesso não só inspira, mas também nos faz refletir sobre a importância de estar preparado para transformar ideias em realidade. Se você se sente motivado a seguir por um caminho de inovação e empreendedorismo, a Pós-Graduação Universila oferece cursos de especialização EAD que podem ajudar a moldar sua trajetória profissional:

Empreendedorismo e Inovação: Oferece uma análise de temas relacionados ao empreendedorismo e inovação, especialmente a compreensão do conceito de empreendedorismo e inovação ligados aos novos desafios enfrentados por empreendedores na criação de negócios disruptivos.

Gestão da Inovação, Marketing e Inteligência Competitiva: Forma gestores preparados para implementar e gerenciar projetos de inovação com a aplicação de conhecimentos, técnicas, habilidades e ferramentas para executar de forma eficiente as estratégias de inovação e ajudar as empresas a alcançar seus objetivos e ter sucesso no competitivo mercado atual.

MBA em Gestão de Negócios, Comércio e Operações Internacionais: Desenvolve profissionais com visão abrangente do comércio internacional e de áreas de conhecimento essenciais para o negócio, de forma que estejam prontos para ocupar posições organizacionais estratégicas.

Para explorar esses e outros cursos que podem impulsionar sua carreira, acesse o site da Pós-Graduação Universila e veja como dar o próximo passo rumo ao sucesso!

 

Referência: EXAME. Como uma tarefa de MBA levou ao nascimento da Nike. Disponível em: <https://exame.com/carreira/guia-de-carreira/como-uma-tarefa-de-mba-levou-ao-nascimento-da-nike/>. Acesso em: 29 nov. 2024.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter