Networking: prioridade de investimento para esse ano!
Publicado em: 04 / 01 / 2023
Enquanto as filas de quem busca alternativas no mercado ainda são longas, deve-se destacar que a maioria dos profissionais ainda hoje comete um erro antigo, que pode ser considerado ingênuo: só depois do desemprego para reativar contatos.
É claro que quando falamos em contato, não estamos falando de relações de amizade, mas sim conexões baseadas em qualificações reconhecidas.
São necessárias ao longo de toda a sua carreira!
Isso é o networking, e deve ser seu primeiro investimento desse ano.
Vamos deixar claro. Quando precisar de alguém para prestar determinado serviço, você prefere alguém que tem um impecável currículo ou o outro, que foi recomendado e reconhecido por suas excelentes qualificações?
Isso é muito mais complexo que um "bom QI" ou qualquer indicação.
Deve-se ter cuidado para reunir as pessoas certas em uma equipe de trabalho que atenda às necessidades da empresa no momento.
Os funcionários errados vão custar caro para a empresa e, se os resultados esperados não puderem ser alcançados, será uma perda de tempo e dinheiro. Toda a equipe precisa ser retrabalhada. Nessas ocasiões, precisa ser objetivo e cirúrgico.
A partir dessa constatação, quem é melhor do que os amigos do entorno para trazer uma pessoa tão necessitada, e quem sabe exatamente de que tipo de pessoa a empresa precisa?
Nós replicamos aqui dicas de headhunters para que você, independente de estar trabalhando ou não, seja aquele profissional lembrado e indicado por seus colegas para alguma determinada vaga.
Vamos lá... não esqueça de anotar:
1) Liste os nomes de pessoas importantes ao redor;
2) Tenha mais contato com os profissionais da sua empresa;
3) Deixe claro que a você mesmo que networking é compromisso profissional;
4) Não entre em contato com colegas apenas quando precisar de ajuda;
5) Crie maneiras de manter em contato.
Ola aí, é simples. Não requer prática ou habilidade. Investir em boas práticas e torne seu 2023 mais eficiente, dando atenção total à construção de seus contatos profissionais.
[Fonte: Exame.com]