Método de Xangai promete revolucionar o ensino de matemática
Publicado em: 12 / 08 / 2016
Qual é a sua relação com a Matemática?
Sempre foi tranquila? Ou sempre foi sofrível?
Pois é, não é novidade que, com alguma incidência, a ciência dos números, ao longo do tempo, tenha ocupado a posição de disciplina "indigesta" na vida dos estudantes.
Mas um método de instrução vem se destacando por trabalhar para reverter essa situação. Trata-se do "sistema de ensino Xangai", desenvolvido na China. A técnica, aprendida pelos professores de matemática locais, vem se espalhando por alguns países da Europa.
De acordo com os envolvidos, a técnica de ensino tem feito tanto sucesso porque os professores de Xangai dedicam uma aula inteira a cada conteúdo da matemática (como resolver equações, ou adições básicas). E para garantir que todos os alunos aprendam o conceito "do dia", nenhum novo conteúdo é iniciado enquanto os alunos ainda tenham dúvidas. Para seguir em frente, todos precisam ter compreendido a teoria.
Ou seja, sabe aquela prática - muito recorrente por aqui - de seguir com o conteúdo para obedecer ao cronograma? Por lá não é bem assim. Em Xangai, o objetivo é assegurar que um conceito seja totalmente aprendido e não seja ensinado de novo no futuro.
Outro recurso muito utilizado pelos professores é o ensino da linguagem da matemática.
Oi? Como assim, linguagem da matemática???
E os números por acaso têm...linguagem?
Têm sim!
De acordo com o Método Xangai de ensino, em suas respostas, os estudantes devem indicar não só como chegaram ao número, mas como fizeram isso em frases completas, explicando o conceito que utilizaram.
Claro que há quem não concorde com o sistema. Alguns especialistas acreditam que o método pode ser rigoroso demais e voltado apenas para a preparação de provas e exames internacionais. E críticos afirmam que a metodologia não inclui a matemática em situações diárias dos estudantes, o que compromete ainda mais a aprendizagem.
E você, já ouviu falar no Método Xangai de ensino?
[Fonte: Veja.com / Educação]
Pois é, não é novidade que, com alguma incidência, a ciência dos números, ao longo do tempo, tenha ocupado a posição de disciplina "indigesta" na vida dos estudantes.
Mas um método de instrução vem se destacando por trabalhar para reverter essa situação. Trata-se do "sistema de ensino Xangai", desenvolvido na China. A técnica, aprendida pelos professores de matemática locais, vem se espalhando por alguns países da Europa.
De acordo com os envolvidos, a técnica de ensino tem feito tanto sucesso porque os professores de Xangai dedicam uma aula inteira a cada conteúdo da matemática (como resolver equações, ou adições básicas). E para garantir que todos os alunos aprendam o conceito "do dia", nenhum novo conteúdo é iniciado enquanto os alunos ainda tenham dúvidas. Para seguir em frente, todos precisam ter compreendido a teoria.
Ou seja, sabe aquela prática - muito recorrente por aqui - de seguir com o conteúdo para obedecer ao cronograma? Por lá não é bem assim. Em Xangai, o objetivo é assegurar que um conceito seja totalmente aprendido e não seja ensinado de novo no futuro.
Outro recurso muito utilizado pelos professores é o ensino da linguagem da matemática.
Oi? Como assim, linguagem da matemática???
E os números por acaso têm...linguagem?
Têm sim!
De acordo com o Método Xangai de ensino, em suas respostas, os estudantes devem indicar não só como chegaram ao número, mas como fizeram isso em frases completas, explicando o conceito que utilizaram.
Claro que há quem não concorde com o sistema. Alguns especialistas acreditam que o método pode ser rigoroso demais e voltado apenas para a preparação de provas e exames internacionais. E críticos afirmam que a metodologia não inclui a matemática em situações diárias dos estudantes, o que compromete ainda mais a aprendizagem.
E você, já ouviu falar no Método Xangai de ensino?
[Fonte: Veja.com / Educação]