Ei, educador físico: você já parou de pensar na forma de exercício físico realizado pelos índios?
Publicado em: 28 / 04 / 2021
E se de repente um de seus colegas (professor de educação física) decidir "atacar" um antropólogo?
Aconteceu, sabia? Calma, vamos explicar ...
Isso porque a professora Juliana Diaz Borreto, da Universidade do Estado do Paraná, e o professor Giuliano Gomez de Assis Pimentel, da Marin California University, decidiram dar aulas de educação física, cuja aparência se estende aos povos indígenas.
O resultado é que a Revista de Educação Física e Esporte da EEFE / USP publicou recentemente o artigo “Esporte nas Terras Indígenas do Estado do Paraná: Um Elemento de Política Pública”.
Este artigo é resultado de um estudo-ação realizado sobre as tribos Guarani, Sita e Gagan que vivem na terra de Alaoria.
Mas qual é o objetivo da pesquisa?
Conhecer o significado dos esportes recreativos para os indígenas paranaenses.
As informações coletadas são o ponto de partida para a formulação de políticas públicas com base nas práticas sociais e no ideário indígena.
As observações mostram que o futebol hoje é a modalidade esportiva mais praticada pelos indígenas paranaenses. Na verdade, o referido exercício físico é uma forma de argumentação entre os Guarani e os Kaingang no Paraná, exceto para provar que é aplicável a populações não indígenas (brancos, negros, asiáticos).
Resumindo: o futebol é uma forma política e simbólica de representar o valor de qualquer pessoa na aldeia.
Interessante, não?
[Fonte: Portal da Educação Física]