Você é da área do Turismo? Confira dicas preciosas para alavancar a carreira

"Soft skills". Já ouviu falar?

Se você é da área do Turismo, certamente conhece o termo.

Ele traduz as habilidades e comportamentos que se espera de profissionais formados na referida área, representadas - como objetivo principal - pelo atendimento de alto nível e foco no cliente.
 
Empresas da área de hospitalidade - como restaurantes, hotéis, resorts e até hospitais - se orientam bastante por tais competências, voltadas para o relacionamento interpessoal (e absorvidas muito mais na prática).
 
Para se ter uma ideia, o talento para interação pessoal é tão conceituado nesta área que a École Hôteliére de Lausanne - a mais antiga e uma das melhores do mundo no setor - exige que seus estudantes frequentem três semestres inteiramente focados na prática (sendo um deles internamente, dentro da escola, e outros dois de estágios - remunerados - em qualquer lugar do mundo).

Mas quais são - bem discriminadamente falando - estas tais habilidades fundamentais, tão apreciadas na área do Turismo?

Especialistas da área elencam: adaptabilidade, comunicação, base forte em finanças (para ser capaz de ajustar modelos de negócios e precificar adequadamente em um mercado instável) e extroversão.

Além disso - ainda de acordo com quem já atua há anos na área - visto que o mercado futuro promete muitas inovações é fundamental saber prototipar. Proto...o quê??

Pro-to-ti-par.

É o processo que ajuda a entender propósitos, propor melhorias, minimizar riscos e maximizar lucros.

Anotou tudo aí?

[Fonte: Guia do Estudante]