Vestibulares à vista: quais conteúdos de Biologia costumam gerar confusão nos estudantes?
Ah, setembro...
Longe de nós te deixar ainda mais “pilhado (a)”, maaass, é preciso lembrar que aí vem os vestibulares, né?
Tá tudo certo por aí? Os conteúdos todos revisados e na ponta da língua?
Ok, a gente sabe que a ansiedade deve estar batendo forte aí. Por isso vimos, primeiro, te dizer que é preciso respirar fundo e ter caaaalmaaa, nervoso nessa hora só prejudica. E, em segundo lugar, queremos saber: você sabe quais são os assuntos, especificamente da Biologia, que mais confundem os alunos na hora das provas?
Sim? Não?
A gente vai te ajudar! Presta atenção aqui...
Respiração celular. Visto que o referido processo acontece dentro das células, torna-se algo muito abstrato, que, para complicar ainda mais, conta com uma série de etapas com muitos nomes difíceis. Professores advertem que se o assunto não for devidamente contextualizado, ou seja, se o (a) docente não se esforçar para torná-lo mais real, tudo vai virar uma simples ‘decoreba’ e, passada a prova, os alunos irão esquecer completamente.
E a cadeia alimentar, hein? O tema ainda gera muitas dúvidas e é justamente por causa disso que é assunto recorrente nos vestibulares. Os estudantes têm dificuldade de entender que cadeia alimentar é uma simplificação da teia alimentar. Por acharem que são coisas diferentes, eles acabam não relacionando as duas.
Ainda tem a Genética. A maior confusão que os alunos fazem é na hora de compreender o que são, de fato, os já conhecidos A e a. Eles ficam combinando as letras sem saber, de verdade, o que estão fazendo. As letras representam os genes do DNA e quando alguém as separa, está – em verdade – simulando a separação dos cromossomos na meiose e formando os gametas. Quando isso fica claro para os estudantes, a visão deles em relação à genética – dizem professores de Biologia – muda de uma maneira muito positiva.
E você?
Já está com estes conteúdos todos aí “sob controle”?
Como deu para você perceber, o “esquema” é entender. Apenas decorar não vai te ajudar em nada. Se no dia – por conta do nervoso – esquecer uma partezinha que seja, já sabe....vai esquecer tudo. E aí...já era universidade!
Boa preparação, bons estudos!
[Fonte: Guia do Estudante]