Vestibulares à vista! Hora de priorizar os estudos. Confira algumas dicas para turbinar sua concentração

Você já começou a pensar nos preparativos para o vestibular?

Não???

Pois deveria, viu?

A rotina - adotada em cima da hora - de se trancar no quarto e varar dias, meses inteiros, debruçado (a) sobre os livros, sem se permitir tempo para mais nada (como amigos, lazer ou academia) tem tudo para ser uma pá de terra jogada no sonho de se transformar em universitário (a).

Nós, da Universila, queremos te ver ocupando seu lugar no Ensino Superior! Por isso, trouxemos algumas dicas de especialistas para te ajudar na preparação para o que, talvez, seja o primeiro dos grandes desafios que te esperam na vida.

Uma delas sugere associar emoções aos seus estudos. Isso mesmo, nada de encarar a organização da aprendizagem de forma racional! A memorização é uma equação complexa em que a chamada "valência emocional" influi de forma decisiva.

Para você entender melhor, ao associar uma certa informação a um sentimento positivo (como a alegria, por exemplo), o seu cérebro será capaz de retomá-la mais facilmente no futuro.

Boa essa, hein?

Quer mais uma?

Vamos lá!

Não exercite só o cérebro, vá à academia!

Ué...como assim?? Mas e o foco total nos estudos?

Fazer atividade física pode até parecer atividade supérflua em época tão importante, mas - ainda segundo os especialistas - não é não, viu?
 
Colocar o corpo em movimento faz o cérebro funcionar melhor, já que todo o corpo fica mais saudável e bem regulado. Até os processos afetivos, ligados à motivação, podem ser beneficiados com natação, corrida, caminhada ou outras práticas esportivas.

Sem contar a importância que este tipo de atividade tem para liberar o estresse da rotina (que acaba por prejudicar a aprendizagem), né?

Anote aí: lazer, repouso e convívio social também precisam ter algum espaço na sua agenda.
 
E mais uma dica para você registrar aí: elimine os "ralos" de atenção.

O que raios são os tais "ralos" de atenção?

Você já pode imaginar, mas, mesmo assim, vamos te contar quais são eles. Sintetizando, mensagens nas redes sociais, notificações do celular, ruídos que vêm da rua, pessoas que chegam para conversar.

Claro que você pode (e deve!) programar alguns intervalos para levantar, tomar um café, checar o celular e conversar com alguém. Porééémm, nos blocos de tempo dedicados ao estudo é fundamental eliminar - radicalmente - qualquer tipo de distração.

Anotou tudo aí?

Bons estudos!

E boa sorte!

[Fonte: Guia do Estudante]