Surto, epidemia, pandemia e endemia: você sabe diferenciar?

Vamos aproveitar o tempo em casa para aprimorar seus conhecimentos?

Bem, a gente está passando por uma situação - digamos - esquisita, há algum tempo inimaginável, mas, quando tudo acabar (sim, vai acabar), a vida vai voltar ao normal. Você continuará trabalhando para melhorar seus estudos na esperança de ter uma boa instituição profissional no futuro.

Então, por que não usar o tempo na quarentena para promover a expansão do conhecimento? Encontre oportunidades de estudar!

Afinal, você não acredita que a pandemia que enfrentamos será a matéria que pode levá-lo à universidade com a qual sonha?

Então, perguntaremos: Você sabe a diferença entre surtos, epidemias, pandemias e epidemias endêmicas?

Vamos resumir da seguinte forma:

-Surto: ocorre quando o número de casos de uma determinada doença em uma área específica (como um bairro) aumenta inesperadamente;

-Epidemia: quando um surto irrompe em várias áreas (por exemplo, quando várias cidades anunciam uma epidemia);

-Pandemia: este é o pior cenário possível. Acontece quando uma pandemia se espalha pelo globo, ou seja, para diferentes áreas da Terra. Este é o que estamos vivendo atualmente com o coronavírus;

-Endemia: isso acontece quando a doença geralmente ocorre apenas em uma área específica, com frequência. Por exemplo, a febre amarela é considerada endêmica no norte do Brasil.

Salve essas informações e aproveite a oportunidade para se aprofundar no assunto.

Porque, olha, tudo isso vai passar, e assim que passar, a vida vai continuar.

Vamos lá!

[Fonte: www.telessaude.unifesp.br]