SÓ PORQUE TÁ NA MODA NÃO QUER DIZER QUE É O MELHOR JEITO, TÁ?
Galera, bora falar sobre algo que tá na cabeça de todo mundo que curte dar aquela inovada no marketing e em empreendedorismo: só porque todo mundo tá fazendo algo de um jeito, não significa que é a melhor maneira de fazer, beleza?
Tipo, a gente sabe que tem umas estratégias por aí que todo mundo usa porque, sim, elas funcionaram no passado (aqueles famosos "fundamentos validados"). Mas, ó, cair na cilada de só copiar e colar o que os outros tão fazendo? Aí não, né?
Pra vocês terem uma ideia, vamos falar do mundo dos cursos online. Tem um esquema clássico que a galera segue: chamar a atenção da galera com conteúdo de graça ou anúncios, fazer uma sequência de apresentações ao vivo (as famosas lives), mandar uma enxurrada de e-mails e, no grand finale, tentar vender o curso. E se não vender de primeira, bora lá continuar insistindo.
Mas, veja bem, tem uns loucos aí (no bom sentido) que não seguem essa receita de bolo à risca. Eles pegam os princípios por trás dessa estratégia e dão uma mexida aqui, uma adaptada ali, pra fazer algo que tem mais a cara deles. Pode ser um workshop gratuito sobre um tema específico, um papo reto e direto com os possíveis clientes, ou até oferecer soluções pra problemas que a galera nem sabia que tinha, tudo isso usando a base da gestão estratégica.
E a real é que, apesar da tentação de seguir o fluxo e fazer igual a todo mundo, ser original e inovar com esses princípios básicos pode te fazer brilhar no meio da multidão. Já rolaram casos de sucesso estrondosos com gente que decidiu nadar contra a corrente e apostar numa abordagem única, superando todas as expectativas.
Então, fica a dica: usar estratégias sólidas é uma boa, mas o segredo do sucesso tá em adaptar essas estratégias pra que elas reflitam quem você é, ou o que sua marca representa. Isso cria uma conexão mais firme e sincera com quem tá do outro lado. E aí, bora inovar com um toque de empreendedorismo?
Referência: FORBES BRASIL. Isabela Matte: não é porque todo mundo faz que é o melhor jeito. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2024/04/isabela-matte-nao-e-porque-todo-mundo-faz-que-e-o-melhor-jeito/. Acesso em: 17 abr. 2024.