São boas as expectativas para a Educação no Brasil em 2018. Palavra de quem atua na área!
A Educação no Brasil - é mais do que sabido - ainda carece de muito investimento e muita melhoria, especialmente no que tange à alfabetização de nossas crianças (infelizmente, de cada 100 alunos que concluem o 3º ano do ensino fundamental, 50 não sabem ler nem contar).
No entanto, educadores conseguem enxergar - no cenário - importantes iniciativas, que têm tudo para transformar o quadro, extremamente vergonhoso, se pensarmos que estamos em pleno século XXI.
Quais são estas iniciativas?
Uma delas é o programa "Mais Alfabetização", lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as secretarias de educação.
Inspirado no programa cearense "Alfabetização na Idade Certa", tem por objetivos a formação de docentes em serviço e a alfabetização ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental (em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC).
No outro extremo da jornada do aprendizado, foi lançado, em dezembro passado, em Boston (nos EUA), o Tiradentes Institute. Fruto de parceria com a Universidade de Massachusetts (UMass Boston), o centro de estudos destina-se a beneficiar - por meio de programas de intercâmbio e dupla titulação - alunos e professores das duas universidades.
Por essas e por outras é que - dizem profissionais da área - 2018 traz em seu bojo novas perspectivas para a educação no país.
Tomara que sim mesmo!
[Fonte: IstoÉ Digital]