Saiba mais sobre a evolução da Educação Infantil

Hoje, nós, da Universila, passamos por aqui para te contar que não faz muito tempo que a Educação Infantil é tratada com caráter educacional como acontece hoje.

Bem lá no comecinho, em seus primórdios, a Educação infantil era muito mais atrelada ao cuidado do que, propriamente ao ensino e à instrução.

  

“As crianças ficavam lá só para serem cuidadas. Não tinha nenhuma preocupação com o desenvolvimento da infância”, conta Mariana Queiroz Americano, formadora do Instituto Avisa Lá, sobre as primeiras creches.


A forma de encarar a Educação infantil só começou a mudar a partir dos anos 1980, quando pais / responsáveis deixaram de querer apenas um lugar em que suas crianças fossem cuidadas, guardadas, e passaram a buscar por espaços nos quais os pequenos pudessem desenvolver relações interpessoais e também tivessem acesso à oferta de experiências, com diferentes materiais e elementos culturais. 


A Constituição Federal de 1988 foi o primeiro grande passo para as mudanças na Educação Infantil. A referida Carta Magna determinou o atendimento em creche e pré-escola para crianças de zero a seis anos como um dever do Estado. 


Outro grande avanço veio com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996. A partir dela, a Educação Infantil passou a integrar a Educação Básica, equiparando-se às etapas do Ensino Fundamental e do Médio.

 

Em 2006, a Educação Infantil passou a atender crianças de zero a cinco anos.


Para chegar ao que é hoje, a Educação Infantil foi se alterando, especialmente no que tange à formação dos profissionais que atuam nela, que foram se qualificando com graduação plena em nível superior. 


Hoje em dia, felizmente, as normas que regem a Educação Infantil apontam para objetivos bastante específicos dessa etapa de ensino.

 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a concepção atual associa o cuidar ao educar.


Especialistas da área pontuam que tais aspectos são absolutamente indissociáveis, visto que o cuidado faz parte da Educação e que é por meio dele que as crianças garantem a segurança afetiva.É a partir dessa estrutura emocional assegurada que os pequenos podem se desenvolver e aprender qualquer coisa. 

 


[Fonte: gestaoescolar.org.br]