Que tal um intercâmbio acadêmico em Portugal?

Já pensou em fazer um intercâmbio acadêmico? Em Portugal?

É...é uma boa alternativa, viu?

Por valores que cabem no bolso (com processo de candidatura simplificado e o plus do idioma similar), a chance de estudar na Europa, em universidades que investem na internacionalização, é, sim, uma realidade bem palpável para brasileiros.

A opção é oferecida àqueles que não pretendem fazer uma etapa inteira da formação, mas desejam ampliar conhecimentos em terras lusitanas, absorvendo o conhecimento europeu.

Há oferta de diversas bolsas para graduação, como as disponibilizadas pelo Banco Santander (a exemplo das Bolsas Ibero-Americanas). Em casos como este, a universidade brasileira conveniada deve - de acordo com processos internos - selecionar os alunos que são elegíveis ao intercâmbio.

É interessante ficar de olho, também, nos editais de entidades como a Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ambos oferecem doutorados-sanduíche, que incluem um período determinado em universidades portuguesas combinados à experiência no Brasil.

Parece uma oportunidade bem interessante, não?

Mas quanto será que custa?

O valor da anuidade nas universidades lusitanas varia de acordo com a instituição de ensino e com os acordos firmados com o Brasil. Algumas delas, como a Universidade do Porto, estabelecem valores menores para estudantes oriundos de países que falam português.

Enfim, vale pesquisar.

Quem sabe você não consegue percorrer uma parte da sua preparação acadêmica respirando o ar da terra de Camões, hein?

Boa sorte! Bons estudos!

[Fonte: Guia do Estudante]