Pasta da Educação lança MECflix para auxiliar candidatos que vão prestar o Enem
Eis uma boa sacada do Ministério da Educação para ajudar aqueles que terminaram o 2º grau e agora se preparam para conquistar a tão sonhada vaga na faculdade, via Enem. Você já deve ter ouvido falar (isso se já não for assinante) de um famoso provedor global de filmes e séries de televisão via streaming que, hoje, conta com milhões de assinantes no mundo todo. Pois é, pegando carona na fama e na sonoridade do referido serviço, a pasta governamental da Educação lançará, no final desse mês, o "MEC
Para completar o combo de ajuda aos futuros universitários, no último dia 5 entrou no ar o portal e o aplicativo "Hora do Enem", uma plataforma online em que alunos concluintes do Ensino Médio poderão fazer simulados, resolver exercícios e, claro, acompanhar as videoaulas referidas acima.
Dia 30/04 - data em que o MECflix entra no ar - ocorrerá também o primeiro simulado. O sistema estará disponível da meia-noite às 20h, porém, o aluno terá apenas 4 horas para realizar o exame a partir do momento em que acessar a plataforma.
A prova é composta por 80 questões, com temas correspondentes ao que o estudante de ensino médio aprendeu até a data. O teste ainda não inclui redação.
A inscrição para esse primeiro simulado já pode ser feita no portal. A prova estará disponível para celular, tablets, notebooks e computadores. Para os que não têm acesso à internet, o MEC oferecerá 120 mil vagas em laboratórios de informática em campus de universidades e institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais. Porém, antes disso, candidatos precisarão encontrar uma forma de se conectar à plataforma para que possam realizar suas inscrições. O prazo para efetuá-las começa dia 11 e vai até 15 de abril.
Para ajudar os postulantes ao título de universitários outros simulados já estão marcados. As datas para as próximas avaliações são - anote aí - 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.
O mais interessante do recurso é que, assim que o(a) aluno(a) conclui a prova, já consegue saber como teria se saído no Enem e se a nota que ele(a) obteve é menor ou maior que a média. De acordo com Ministro da Educação, Aloisio Mercadante, "o sistema também diagnostica onde o candidato está indo bem ou mal".
Mercadante ressaltou também que os simulados constituem uma espécie de "piloto" para avaliar a viabilidade - quem sabe, em um futuro breve - do Enem ser aplicado online.
O que você achou da iniciativa do MEC?
A Universila apoia esta iniciativa bem como todas as que sejam voltadas para a promoção da Educação.
[Fonte: Portal Estadão]