Matemarketing. Dominar o conceito será, em muito breve, um dos requisitos fundamentais para êxito na área de criação

Você já atua na área de Marketing? Ou será que seu sonho é conquistar vaga na universidade para se aprofundar neste meio profissional?

Seja lá qual tenha sido a sua resposta, nós, do Universila, vimos te passar algumas informações que, temos certeza, serão de grande utilidade para a sua caminhada (e evolução) na área.

Bom, a primeiríssima coisa que precisamos salientar (e que imaginamos que você já esteja – como se diz por aí – “careca de saber”) é que Marketing é, essencialmente, comunicação. O profissional que escolher enveredar por esta carreira pre-ci-sa saber se comunicar.

Mas será que não vale se a pessoa for retraída, porém cheia dos melhores propósitos? 

Resposta direta e reta?

Não, não vale.

E por um simples motivo: o (a) profissional de Marketing é aquele (a) que vai se dedicar a encontrar a melhor forma de passar as mensagens da empresa que representa para os clientes, funcionários ou parceiros da mesma.

Como é que ele (a) poderá, por exemplo, desenvolver processos de planejamento e criação (com o uso de dados estatísticos e estudos) se contar com personalidade introvertida, se for alguém acanhado e inseguro?

Difícil não?

A mensagem, com toda a certeza, não será entregue da maneira desejada.

Mais um ponto: saber quais são as características de quem vai receber a mensagem também é crucial para que um bom trabalho possa ser feito.

E para finalizarmos esta conversa....Profissionais já renomados alertam para o fato de que o Marketing, como um todo, passa por mudanças profundas. Se até um tempo atrás estava bastante integrado à área de Publicidade, hoje está cada vez mais ligado ao setor de Vendas. E os grandes propulsores dessa “migração”, dizem os experts, foram as novas tecnologias e um novo perfil de consumidor.

O Marketing passou a ser encarado como ciência. O foco é na coleta e na análise de dados. Tais informações compõem sustentáculo cada vez mais requisitado para que as companhias em geral possam entender as necessidades do mercado e de seus clientes.

Os números – como deu para você perceber – estão no centro das atenções, porééémm, nem tudo mudou. Ainda é fundamental ter intuição, criatividade e ousadia.

Complicado?

Que nada!

Se você parar para pensar que, em qualquer área que seja, o profissional da atualidade precisa saber de tudo um pouco (visto que vivemos tempos em que adaptação às mudanças é regra), não fica, assim, tão assustador entender, por exemplo, que o (a) moderno (a) profissional de Marketing precisa, sim, gostar de Matemática (esqueça o velho e batido “ei, mas eu sou de Humanas!”).

Se, hoje, as coisas ainda funcionam meio na que na base do “achômetro”, em um futuro breve, brevíssimo – dizem os experts do setor – vai se dar bem quem dominar o conceito “matemarketing”.


[Fonte: Guia do Estudante]