Matemarketing. Dominar o conceito será, em muito breve, um dos requisitos fundamentais para êxito na área de criação
Você já atua na área de Marketing? Ou será que seu sonho é conquistar vaga na universidade para se aprofundar neste meio profissional?
Seja lá qual tenha sido a sua resposta, nós, do Universila, vimos te passar algumas informações que, temos certeza, serão de grande utilidade para a sua caminhada (e evolução) na área.
Bom, a primeiríssima coisa que precisamos salientar (e que imaginamos que você já esteja – como se diz por aí – “careca de saber”) é que Marketing é, essencialmente, comunicação. O profissional que escolher enveredar por esta carreira pre-ci-sa saber se comunicar.
Mas será que não vale se a pessoa for retraída, porém cheia dos melhores propósitos?
Resposta direta e reta?
Não, não vale.
E por um simples motivo: o (a) profissional de Marketing é aquele (a) que vai se dedicar a encontrar a melhor forma de passar as mensagens da empresa que representa para os clientes, funcionários ou parceiros da mesma.
Como é que ele (a) poderá, por exemplo, desenvolver processos de planejamento e criação (com o uso de dados estatísticos e estudos) se contar com personalidade introvertida, se for alguém acanhado e inseguro?
Difícil não?
A mensagem, com toda a certeza, não será entregue da maneira desejada.
Mais um ponto: saber quais são as características de quem vai receber a mensagem também é crucial para que um bom trabalho possa ser feito.
E para finalizarmos esta conversa....Profissionais já renomados alertam para o fato de que o Marketing, como um todo, passa por mudanças profundas. Se até um tempo atrás estava bastante integrado à área de Publicidade, hoje está cada vez mais ligado ao setor de Vendas. E os grandes propulsores dessa “migração”, dizem os experts, foram as novas tecnologias e um novo perfil de consumidor.
O Marketing passou a ser encarado como ciência. O foco é na coleta e na análise de dados. Tais informações compõem sustentáculo cada vez mais requisitado para que as companhias em geral possam entender as necessidades do mercado e de seus clientes.
Os números – como deu para você perceber – estão no centro das atenções, porééémm, nem tudo mudou. Ainda é fundamental ter intuição, criatividade e ousadia.
Complicado?
Que nada!
Se você parar para pensar que, em qualquer área que seja, o profissional da atualidade precisa saber de tudo um pouco (visto que vivemos tempos em que adaptação às mudanças é regra), não fica, assim, tão assustador entender, por exemplo, que o (a) moderno (a) profissional de Marketing precisa, sim, gostar de Matemática (esqueça o velho e batido “ei, mas eu sou de Humanas!”).
Se, hoje, as coisas ainda funcionam meio na que na base do “achômetro”, em um futuro breve, brevíssimo – dizem os experts do setor – vai se dar bem quem dominar o conceito “matemarketing”.
[Fonte: Guia do Estudante]