Inspiração para a homenagem de hoje veio do Visconde de Cairu

Para falarmos sobre a data de hoje, primeiro teremos de te perguntar sobre uma personalidade histórica e saber se você a conhece.

Já ouviu falar em José Maria da Silva Lisboa?

Ele entrou para a História do Brasil sob a alcunha de Visconde de Cairu, o responsável por aconselhar D. João VI a assinar a Carta Régia (em 28 de janeiro de 1808), o que abriu - em definitivo - os portos brasileiros para o comércio exterior, beneficiando as transações locais e acabando com a total dependência brasileira de Portugal.

Pois bem, o Visconde de Cairu nasceu em um 16 de julho e, para homenagear o homem que permitiu o fomento das negociações em solo brasileiro (e consequente desenvolvimento do país), a data foi marcada em nosso calendário como sendo o Dia do Comerciante.

Ah, agora você entendeu, não?

Sabe quando você vai fazer qualquer tipo de compra por aí?

É um(a) comerciante que vai te oferecer o produto/serviço que você está buscando.

Pois é, sem o comércio uma nação não se desenvolve.

É só você pesquisar que vai descobrir: o comércio é uma das atividades profissionais mais antigas do mundo. Graças a ele, comunidades do passado floresceram e prosperaram.

E só por meio dele (visto que é o principal indicativo da saúde de uma economia) a sociedade atual poderá continuar caminhando em direção ao progresso.

Feliz dia, comerciantes brasileiros!

 
[Fonte: www.calendarr.com]