Fim de férias, vai começar tudo de novo!

Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, maaassss, o fim das férias aponta logo ali, na esquina que nos separa do próximo mês.

Para os estudantes, o suplício de voltar à rotina de acordar cedo (ou ter de acordar mais cedo, mesmo estudando à tarde) para enfrentar a maratona de estudos. Para os pais, o retorno do desgaste proporcionado pela corrida atrás de boas notas, que salvem o ano. Principalmente para quem não foi bem no primeiro semestre.
Muita calma nessa hora!
Segundo especialistas em Educação, este não é um momento para correria ou desespero. A hora é de organização. É tempo de planejar um fim de ano mais calmo tanto para pais como para filhos.
Além de intensificarem os pedidos aos filhos para que sejam organizados e, enfim, adotem o hábito de estudar sempre e não apenas um dia antes da prova, nesta época do ano os pais costumam recorrer à ajuda de professores particulares a fim de evitar recuperações - ou, pior, a perda do ano - ao final do semestre.
Claro que este é um apoio importantíssimo no que tange ao auxílio exclusivo diante de dificuldades dos alunos com as matérias a serem estudadas.
Mas outra boa prática - atestada por pedagogos -  é desconstruir o mito de que estamos diante de uma geração "multitarefa". Não é verdade. Nossos estudantes têm, sim, acesso a mais tecnologia, mas ainda é necessário que se concentrem para absorver conteúdos. Eles podem até se dividir em muitas atividades concomitantes, mas não irão aprofundar-se em nenhuma. E aí está um motivo mais do que claro para o baixo aproveitamento escolar.
Que tal negociar o desligamento dos equipamentos na hora de estudar?  Mas, atenção, os pais precisam dar o exemplo! Os adultos têm de deixar muito claro que na hora das refeições ou de ler um livro, por exemplo, o celular ficar de lado.
É trabalhoso, mas não é impossível.
A Universila deseja um bom retorno às aulas para filhos...e pais! 

[Fonte: UOL / Educação]