Filosofia no Ensino Médio: de suma importância para a construção de cidadãos capazes de refletir
Qual a importância da Filosofia no currículo do Ensino Médio?
Nós, da Universila, passamos por aqui hoje para conversar um pouco com você sobre isso.
A Filosofia leva o (a) aluno (a) à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, o que significa que viabiliza a experimentação do pensar individual.
O Ensino Médio corresponde à fase em que o (a) jovem está se consolidando no que tange à forma de pensar, ao reforço de sua personalidade e de seus desejos, logo, nesse contexto, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental como colaboração.
Como sabemos, não existe receita pronta para a aplicação da Filosofia.
Recomenda-se que educadores priorizem as práticas que favoreçam a formação de jovens capazes de desenvolver pensamento e crítica próprios, “construindo”, assim, cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em suas vidas.
A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.
Junto da Sociologia, a Filosofia foi considerada – em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) – indispensável ao currículo do Ensino Médio, tornando-se então disciplina obrigatória.
[Fonte: Mundo Educação]