Escolheu Farmácia para seguir carreira? Temos umas dicas para você!
Quer dizer que estamos diante de um futuro profissional farmacêutico? Então vamos conversar...
Uhuuu!! Que legal, hein?
Mas conta aqui para nós...é certeza mesmo? Já tirou todas as dúvidas sobre a área e já está mais do que decidido – aí na sua cachola – que é disso que você vai viver, profissionalmente falando?
Ouvimos um “sim”?
Oba!
Então vem saber um pouco mais sobre a profissão suuuper legal que você escolheu para seguir.
Em primeiríssimo lugar virão os 5 anos de faculdade (é, tá pensando que é moleza? Não é não. Força nessa peruca aí...) e enquanto estiverpor lá, estudando, vai se deparar com matérias como Anatomia, Biossegurança, Botânica, Citologia, Embriologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Química, Métodos e Processos Analíticos Instrumentais, Bioquímica e Deontologia e Legislação Farmacêutica, por exemplo.
E para você saber, no comecinho do curso, vai ver as matérias que servem de base para o resto da faculdade. Mas, calma, não se preocupe, as matérias específicas não vão demorar muito pra entrar na grade. E mais rápido do que você imagina virão as práticas em laboratório.
Antes de ir para o mercado de trabalho (que é o que você mais quer), será preciso se graduar, certo? Siiimm! Pois é, mas, para isso (vai
achando que é molezinha, vai...), no seu caminho ainda “brotarão” estágio e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para fazer.
– TCC...uffss, que delícia! Só que não.
Para de reclamar e vamos em frente! Não é o que você sonhou para a sua vida? Então deleta o mimimi e acelera aí...
Bom, como você já deve ter pesquisado e já deve saber, resumindo bastante, o (a) farmacêutico (a) estuda as substâncias que integram medicamentos, alimentos e até o creme que você usa para fazer aquela maldi...aquela meiga espinha...desaparecer do seu rosto para todo o sempre.
Eeee, visto que a profissão em questão está inserida na área da Saúde, é bom que você saiba que precisará ter um enorme senso de responsabilidade. É preciso entender, por exemplo, qual será o exato impacto de uma determinada mistura de substâncias em uma pessoa.
É...precisa ser bem detalhista e muito observador (a). E, claro, tratar de estar – sempre – atualizado (a), né? Todos os dias, novos medicamentos (ou formas de tratamento) são aprovados para o mercado. E o profissional de Farmácia tem de estar a par de tudo isso para não ficar em desvantagem perante os colegas.
Bom, para encerrar (porque esta conversa já está imensa), vamos a um ponto importante: a grana!
A média nacional de salário para farmacêuticos gira em torno dos R$ 2.700,00 mensais. O valor em questão depende – muito! – de área de atuação, experiência na área, indústria em que trabalha, cidade onde mora, cursos e capacitações extra.
Logo, já comece a desenhar seus passos profissionais desde já.
Boa sorte!
[Fonte: https://quecurso.com.br]