Dificuldades podem se transformar em oportunidades, sim, mas a figura do(a) líder é fundamental para que isso aconteça
O ano vai transcorrendo, os dias vão passando e a crise econômica na qual o país mergulhou não dá sinais de arrefecimento. Notícias sobre demissões, economia desacelerada e capital que não gira estão estampadas por aí, em todos os lugares.
Neste cenário desalentador, como fazer valer a velha máxima que diz que toda dificuldade traz uma oportunidade?
Não é fácil, mas é possível.
De acordo com especialistas do setor, um dos recursos mais importantes para que empresas possam transformar obstáculos em utilidade é garantir a qualidade do seu produto ou serviço e, assim, manter-se fiel ao seu mercado.
Complicado, a gente sabe.
Mas, convenhamos, se em um contexto de crise - em que o dinheiro não gira no mercado - decidir-se por reduzir os esforços voltados para a qualidade do que se oferece...
Quem, com restrições financeiras, vai querer adquirir um produto X que perdeu a qualidade conhecida?
É um tiro no pé.
É por isso que, para primar - principalmente pela qualidade - é preciso que toda empresa conte com o que se chama de verdadeiro líder.
É esta pessoa que vai garantir que a qualidade do produto vendido (ou serviço prestado) não seja impactada com vistas à redução de custos e aumento da produtividade / resultados.
É, o papel do líder não é nada fácil. E para ser um deles é preciso que uma pessoa reúna algumas características específicas.
Será que você é - ou pode vir a ser - um(a) grande líder?
Vejamos...
Você tem empatia, ou seja, consegue se colocar no lugar dos outros? Sim? Boa! Agora, se você for capaz de gerar este sentimento nas pessoas à medida que elas se identificam com o seu propósito dentro da organização, já garantiu seu primeiro ponto como líder.
Outro item importante na "listinha": resiliência.Você lida relativamente bem com adversidades? Um bom líder deve saber que momentos turbulentos pedem adaptações e flexibilidade. E deve se certificar de que a equipe que lidera também sabe da importância de ser resiliente. Sua resposta foi "ok" para tudo? Muito bem! Dois pontos para você!
Bom, agora vamos ao último - mas não menos importante - elemento que pode chancelar a sua liderança. A palavra é "comprometimento". Em momentos de maré baixa, um(a) líder nato(a) precisa deixar ainda mais transparentes a sua entrega e o seu compromisso com a empresa em que trabalha. Dessa forma oferece o exemplo positivo para as pessoas que o(a) rodeiam e faz com que elas se comprometam ainda mais. Também se identificou? Ótimo! Três pontos para você!
De acordo com as orientações de especialistas da área, você tem tudo para ser um(a) excelente líder!
A Universila torce para que isso aconteça em breve!
[Fonte: Portal Administradores]