Dia oficial do Doador de Sangue no Brasil
Neste 25 de novembro, o Brasil comemora o Dia do Doador Voluntário de Sangue.
A data foi instituída no calendário nacional por meio do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco.
Baseada no aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue, a homenagem oficial ao doador de sangue no Brasil tem também por objetivo informar e conscientizar a população a respeito da importância de ser um doador de sangue.
Neste dia é comum que grandes mutirões se formem nas cidades brasileiras, a fim de que se consiga arrecadar o maior número possível de doações para abastecimento dos Bancos de Sangue do país. Estes, inclusive, são os responsáveis pela organização das atividades lúdicas (em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público) que acompanham a coleta.
Você já doou sangue? É muito simples! Uma picadinha de nada, bem rápida, e - pronto! - já devolveu a vida a alguém.
Que tal aproveitar este 25 de novembro para fazer uma boa ação?
Não sabe quais são as especificações para doar sangue?
Nós, da Universila, vamos te passar. Preste atenção.
Homens e mulheres podem doar. Para tal, devem ter entre 16 e 68 anos e pesar mais 50 quilos. Não pode haver registro de Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS) e HTLV no prontuário médico. Recomenda-se que o(a) doador(a) esteja bem alimentado(a) e descansado(a). Em caso de gripe, a orientação é aguardar, no mínimo, sete dias para proceder com a doação. Grávidas só podem doar de 90 a 180 após o parto e, finalmente, se você desejar doar mais de uma vez no ano, o intervalo a ser obedecido é o seguinte: mulheres devem esperar três meses e homens, no mínimo, 60 dias.