Dia Internacional da Síndrome de Down!
O objetivo desta data é conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da luta pela igualdade de direitos, além da felicidade pessoal e da inclusão dos portadores.
A data é comemorada nos 193 países-membros, pelo calendário oficial da ONU.
Sugerida pelo geneticista Stylianos E. Antonarakis (da Universidade de Genebra), esta data é uma alusão à presença de 3 cromossomos (devido à divisão celular anormal) no par 21, exclusiva característica de pacientes com Síndrome de Down.
O motivo desta mudança ainda não é claro, mas já se sabe que quando as células do embrião são constituídas por 47 cromossomos (em vez dos 46 normais), onde tudo começa ainda na gravidez.
Como você pode ver, a Síndrome de Down não é uma doença. Em vez disso, é uma mutação do material genético humano, o que significa que pode ocorrer em todas as raças.
Pelo mundo todo sempre foi bastante comum que, neste dia, escolas promoviam palestras sobre o assunto, encenavam peças de teatro com portadores da Síndrome e realizavam workshops para pais de crianças Down, entre outras atividades. Agora na pandemia, o online é o indicado.
Vamos aproveitar a data e falar sobre a Síndrome de Down?
Celebremos esta data tão importante, uma justa homenagem a pessoas que - apesar da deficiência intelectual que culmina em diferentes graus de dificuldade de aprendizado - se adequadamente estimuladas podem, sim, contribuir muito para a sociedade que integram.