Congresso libera verba e governo retoma o FIES
Resolvido, enfim, o imbróglio entre o governo e as universidades privadas vinculadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Congresso Nacional aprovou - no último dia 18 - o projeto de lei que libera crédito extraordinário de R$ 702,5 milhões para o programa.
O dinheiro vai quitar taxas administrativas com os bancos oficiais e liberar pagamentos às universidades que já não recebiam os repasses há quatro meses.
Segundo o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), o atraso nas transferências alcançou o valor de R$ 5 bilhões (referentes a cerca de 2 milhões de contratos firmados com 1.358 instituições).
O adiamento no repasse às universidades ocorreu porque o governo não estava quitando as taxas administrativas dos bancos oficiais que operam o programa. De acordo com o MEC, isso aconteceu em razão de falta de dotação orçamentária suficiente para novos contratos, bem como para a renovação dos antigos, que já estavam em vigência.
Com a liberação do crédito feita pelo Congresso, as instituições de ensino superior poderão - finalmente - proceder com a renovação do fundo para o segundo semestre de 2016.
O Fies é uma iniciativa do governo federal para a gestão do ensino superior que oferece contratos de financiamento na rede privada.
Para muitos estudantes, o programa financia quase o valor total da mensalidade.
[Fonte: Portal G1 // Educação]