Confira obra sobre urbanismo moderno que você precisa ter na sua biblioteca particular, arquiteto (a)

Você – que é da área da Arquitetura e Urbanismo – tem conhecimento da 2a. edição do livro “Cidade, Povo e Nação: Gênese do Urbanismo Moderno”,  organizado por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Roberto Pechman?

Na obra, os ideais do Urbanismo europeu e norte-americano foram traduzidos e adaptados ao nosso campo intelectual, marcado por tensões do debate nacionalista e por uma ideologia estatal.


“Cidade, Povo e Nação: Gênese do Urbanismo Moderno” é um dos primeiros livros publicados pela Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles, em 1996. 


O lançamento marcou o começo de uma trajetória voltada para a produção científica sobre o tema urbano e metropolitano no Brasil.


A segunda edição – da Editora Letra Capital – é disponibilizada via download gratuito. Trata-se de política de difusão científica do Observatório: com caráter aberto, amplo e livre, em consonância com o acesso à informação na era das mídias digitais.


De acordo com o professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, o livro é resultado do seminário “Origens das Políticas Urbanas Modernas: Europa e América Latina, Empréstimos e Traduções”, promovido pelo IPPUR/UFRJ em conjunto com o Centre de Sociologie Urbaine de Paris. 


“Os textos reunidos nessa coletânea apresentam vários aspectos e dimensões dos processos de constituição do Urbanismo como ciência e experiência em várias cidades do Brasil e da América Latina, assim como suas relações com a expansão para o Novo Mundo do projeto de reforma social, surgido após 1910,  em vários países, especialmente na França e nos Estados Unidos”, contou Ribeiro.


Viu aí? Você não pode deixar de ter a referida coletânea na sua biblioteca particular!



[Fonte: www.observatoriodasmetropoles.net.br]