Confira dicas para abrir seu negócio e seguir no mercado, sem sustos
Ah, 2018...
Ano de Copa e, talvez por isso mesmo, suposto período em que o mercado - em suas mais diferentes vertentes - esteja mais aquecido.
Possivelmente...
De olho nas oportunidades você tomou para si a batidíssima frase-estímulo "cansei de ser empregado (a), agora vou ser patrão (oa)" e resolveu empreender.
Será mesmo que você tem jeito para a coisa?
Especialistas, com longa experiência na área, dão algumas dicas - valiosíssimas - para que você possa realizar seu sonho correndo o menor risco possível.
A primeira delas é que você precisa fazer um "Business Plan", ou seja, um Plano de Negócio. Trata-se de um documento que traz não só os objetivos do seu negócio como também quais são os passos que devem ser seguidos para reduzir riscos e os caminhos que precisam ser seguidos a fim de que você alcance o sucesso. Com o Plano de Negócio é possível identificar os erros mais rápido.
Outra providência? Determinar qual, exatamente, será o capital investido na empresa. Entenda-se por capital, o dinheiro, os equipamentos, as ferramentas (e etc..) aplicados no negócio pelo empreendedor ou pelos sócios-proprietários. Importantíssimo neste "departamento": separe as contas da empresa de sua vida particular. Desta forma, seu negócio terá uma vida financeira saudável.
Mais uma recomendação? Vamos lá! Institua o pró-labore, ou seja, a retirada mensal do empreendedor ou dos sócios-proprietários. É importante não esquecer que tais valores são tributados e sujeitos ao recolhimento de Imposto de Renda e Previdência.
Anotou aí?
Estas são apenas algumas instruções para que você comece a avaliar se tem jeito, mesmo, para ter seu próprio negócio ou não. Existem inúmeras outras!
Pesquise bastante, se informe, e só vá dando seus passos se estiver muito bem fundamentado (a). Dessa forma as chances de entrar no mercado - e, principalmente, de conseguir se manter nele - serão bem maiores.
Boa sorte!
[Fonte: Portal Administradores]