COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ESTÃO MOLDANDO UM NOVO FUTURO ECONÔMICO: PREVISÕES E SOLUÇÕES

E aí, galera! Vamos falar de um assunto que tá pegando fogo - literalmente e figurativamente.

Então, um grupo de estudiosos lá da Alemanha, mais precisamente do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático, soltou um estudo na revista Nature que basicamente diz o seguinte: se a gente não tomar cuidado, as mudanças climáticas vão dar uma bela mordida na economia mundial, chegando a reduzir em 19% até 2049. Isso mesmo, quase um quinto da economia global pode ir pelo ralo por causa do clima.

O que tá rolando?

Pra começar, esse papo não é brincadeira. A galera do estudo usou um montão de dados de 1.600 regiões e analisou tudo isso por 40 anos pra chegar nesse número meio assustador. Eles até disseram que, se a gente não ficar esperto, o prejuízo pode bater os 29% do PIB global.

Agora, imagina só: um estudo do Fórum Econômico Mundial já tinha dito que as mudanças climáticas poderiam custar entre U$1,7 trilhão e U$3,1 trilhões por ano até 2050. Mas esse novo estudo veio pra dizer que a coisa pode ser ainda mais séria.

Quem tá levando a pior?

Sem surpresas aqui: o Sul da Ásia e da África são os que mais vão sentir o baque. Mas não pense que é só lá não, a Ásia Central e a Rússia também vão ter seus desafios, só que um pouco menores.

E agora, José?

Apesar dos números meio apocalípticos, os pesquisadores dizem que ainda dá tempo de a gente virar esse jogo. Mas é claro, vai precisar de um esforço global pra lidar com as mudanças climáticas e adaptar as economias para esse novo cenário.

Falando em esforço global...

Se você tá aí pensando "poxa, queria fazer algo sobre isso", tenho uma boa notícia. A Universila tá oferecendo uns cursos bem bacanas que podem te ajudar a entender melhor essa parada toda e até a fazer parte da solução. Olha só:

• Gestão e Licenciamento Ambiental: Pra você que quer entrar de cabeça na proteção do nosso planeta.

• Engenharia e Controle Ambiental: Se você curte a ideia de projetar soluções que ajudem a reduzir o impacto ambiental das nossas atividades.

• Economia de Negócios: Pra entender como as mudanças climáticas afetam a economia e o que a gente pode fazer pra minimizar isso.

Bora lá?

Então, se algum desses cursos chamou sua atenção, dá uma olhada lá no site da Universila e se joga. Quem sabe você não é a próxima pessoa a fazer uma grande diferença no mundo?

E é isso, pessoal!

Mudanças climáticas são um baita desafio, mas também uma oportunidade pra gente repensar como vivemos e fazemos negócios. Fica a dica pra não deixarmos passar essa chance de fazer algo realmente significativo.

Até a próxima e se cuidem! 


Referência:  FORBES. Mudanças climáticas podem reduzir a economia mundial em 19% até 2049. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbesesg/2024/05/mudancas-climaticas-podem-reduzir-a-economia-mundial-em-19-ate-2049/?utm_source=Whatsapp&utm_medium=negocios>. Acesso em: 08 maio 2024.