Com conceitos de Kant, prova de redação na segunda fase da Fuvest indagou sobre expressão personificada
Passada a 2ª fase do vestibular mais concorrido do país permanece a certeza de que a prova de redação constitui um dos principais "terrores" dos aspirantes a universitários.
E não é exagero usar a palavra "terror". Especialmente se o(a) candidato(a) não estiver - amplamente - preparado(a) para redigir, com segurança, as linhas que lhe são solicitadas.
Por "amplamente" entenda-se armazenamento de repertório cultural e histórico, além do domínio dos instrumentos necessários para a construção de um bom texto e organização mental adequada para expor conhecimento de maneira coerente.
No último dia 8, os que intencionavam garantir lugar em uma das universidades mais aclamadas do mundo depararam-se, na prova de redação, com um desafio e tanto: usar os conceitos do Iluminismo e a filosofia de Immanuel Kant para dissertar sobre maioridade.
A pergunta implícita era "o Homem já saiu da menoridade?".
De acordo com o conceito do filósofo mencionado, a maioridade tem relação com a capacidade que o indivíduo desenvolve de pensar por si próprio e, assim, atingir o esclarecimento.
Complexo, não?
Por isso é que se diz que uma boa redação redigida na Fuvest é, sempre, fruto de anos de absorção de conhecimento. Ou seja, não dá para achar que inteirar-se do que anda acontecendo no mundo duas semanas antes da prova vai garantir um bom desempenho. E também não vale reproduzir algo que foi ouvido por aí. É preciso expressar singularidade no ponto de vista.
E não só para a Fuvest, vale para a prova redação de todos os outros vestibulares. Aliás, vale também - e especialmente - para aquele texto que tem potenciais chances de habilitar alguém para trabalhar na empresa dos sonhos. Pode ser o pontapé inicial para uma carreira de sucesso.
Saber organizar os pensamentos e - com o conhecimento adquirido - conseguir exprimir opinião pessoal, de forma coesa, a respeito de alguma coisa é uma habilidade valiosa e, por isso mesmo, muito reverenciada pelo mercado de trabalho.
Dito isto, aproveitando a deixa do tema da redação da Fuvest deste ano, nós, da Universila, nos inspiramos em Kant para perguntar: e você, saiu da menoridade?
[Fonte: UOL // Educação]