CAFÉ: O SEGREDINHO PARA FICAR LIGADÃO E QUANDO DIZER CHEGA!

Ah, o café, né? Aquela belezinha que a gente ama e que, aqui no Brasil, é quase um ritual sagrado de "bom dia".

Mas, já parou pra pensar que o café tem lá seus truques de mágica para manter a gente acordado? E olha, se a gente não se ligar, pode até rolar uma dependência. Bora mergulhar nesse mundo e descobrir até onde podemos ir com nossa dose diária de cafezinho sem entrar na zona do perigo.


Como o Café Dá Aquele "Up" no Cérebro

Então, dentro daquele pretinho básico que a gente adora, tem uma parada chamada cafeína. Ela é tipo uma chave mestra que deixa a gente mais esperto e ligado. Mas, se a gente exagerar na dose, pode acabar com o coração acelerado, ansiedade nas alturas e, acredite, até viciado.

A jogada é que a cafeína faz uma pequena bagunça no cérebro. Durante o dia, nosso corpo vai soltando uma coisa chamada adenosina, que basicamente é o nosso sinal de "tô cansado". A cafeína é quase um clone da adenosina, então quando a gente toma café, ela toma o lugar da adenosina no cérebro e – puf! – o cansaço some.


Qual é a Medida Certa de Café?

Os gurus do bem-estar dizem que a gente deve ficar de olho e não passar de 400 miligramas de cafeína por dia. Isso dá mais ou menos umas 2 a 4 xícaras pequenas de café. Mas ó, não esquece que a cafeína também tá escondida em outros lugares, viu? Energéticos, alguns refri, chocolates... até em alguns medicamentos.


Quando o Café Começa a Ser Vilão

Passar do ponto com o café pode ser barra: pressão lá em cima, ansiedade e problemas pra dormir. Se você já tem algum lance com o coração, ansiedade ou insônia, melhor pegar leve no expresso.


Café: Amigo ou Foe?

O café é aquele parceiro pra dar aquele gás e manter a gente ligado, mas, como tudo na vida, a moderação é a chave. Se você tá achando que tá demais, que tal ir devagar ou experimentar a versão descafeinada?


Fechando a Conta

O café é sensacional pra manter a gente alerta e focado, mas a palavra-chave é moderação. Se tá pesando na consciência, vale a pena cortar um pouco ou dar uma chance pro descafeinado. Assim, você continua curtindo o gostinho do café sem os contras de tomar café até pelos olhos.


Referência: G1. Café engana o cérebro para não sentirmos cansaço e pode viciar; veja o limite de xícaras por dia. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/01/16/cafe-engana-o-cerebro-para-nao-sentirmos-cansaco-e-pode-viciar-veja-o-limite-de-xicaras-por-dia.ghtml. Acesso em: 16 abr. 2024.