Autoconfiança é fundamental para o alcance do sucesso. E pode, sim, ser desenvolvida! Veja como
Você já deve ter ouvido por aí, de alguém que está em busca de algo importante para a existência, a frase que, dita em tom de brincadeira, dá conta de que "autoconfiança é tudo nessa vida".
Não é brincadeira, é a mais pura realidade. E vale para qualquer setor da vida, especialmente aquele que se refere à parte profissional.
Taí um comportamento que é fundamental para quem busca o sucesso.
Como ele não é muito comum de se ver por aí, visto de fora pode transparecer arrogância ou prepotência, mas passa (pelo menos deveria passar) bem longe disso.
Autoconfiança é um estado mental capaz de fazer com que a pessoa tenha domínio irrestrito sobre si mesma e sobre suas ações. Este "motor" faz com que o indivíduo tenha poder sobre si mesmo assim como sobre suas ações, fazendo com que surja a convicção de que a trajetória escolhida foi a melhor opção disponível.
Tá, mas já que dissemos ali em cima que encontrar pessoas - genuinamente - autoconfiantes não é tão fácil assim, é possível aprender a ser seguro(a) das próprias decisões?
É sim, sabia? Totalmente possível!
Veja algumas dicas que, nós, da Universila, separamos para você:
- em primeiríssimo lugar, cerque-se de pessoas positivas. Lembre, sempre, que você tem o poder de escolher com quem anda. Mantenha por perto apenas aqueles que vibram com o seu sucesso, que transbordam felicidade e que mantém o olhar sempre à frente. Isso significa eliminar da sua vida os chatos e os que reclamam o tempo inteiro;
- vista-se bem, use perfume, cuide da aparência, goste de você;
- faça cursos, leia livros, seja lembrado(a) como alguém inspirador e agregador;
- faça o que gosta. Isso inclui ouvir sua música preferida no carro, ir a lugares que - de fato - te agradam;
- busque ter experiências inesquecíveis na vida. Viagens, festas e ações beneficentes são boas possibilidades para tal;
- tenha metas para alcançar. Comece com pequenos desafios e vá ampliando conforme for tendo resultados positivos;
- trabalhe sua mente para ser autoconfiante. Escreva pelo menos 20 frases positivas e poderosas sobre você, no estilo "Eu sou....". Leia-as em voz alta, em frente ao espelho. Maluquice? Não! Um recurso eficiente para acostumar sua mente com seu "novo eu". Leve a sério. Seu cérebro precisa entender que é algo importante.
O mais importante é ter em mente que correr riscos faz parte do processo de evolução e que a tentativa do acerto vai - sempre - levar mais longe do que medo do fracasso.
Faça mais uma anotação indispensável aí: não há uma única pessoa de sucesso que não seja autoconfiante.
De posse dessas dicas...vamos lá..chegou a sua hora de nos dizer: como vai a sua autoconfiança?
Muito bem? Que ótimo!
Muito mal? Use as orientações acima e mude este padrão...agora!
Boa sorte!
[Fonte: Portal Administradores]