5 dicas para se preparar para a corrida!
É corredor com boa experiência, corre as vezes ou ainda não começou, mas gosta da ideia e não sabe direito como começar? Veja como correr com conforto e segurança.
Não importa a qual grupo você pertence, você sabe que a corrida hoje é o esporte que mais cresce no Brasil?
Portanto, é importante dominar algumas orientações básicas, que podem ajudar a praticar o esporte de forma mais eficaz e também a prevenir lesões.
Selecionamos algumas dicas de especialistas da Universila para passar para você, vamos dar uma olhada - Mas antes de tudo, no meio de uma pandemia, evite correr em lugares movimentados. Esteja sempre de máscara.
1) Faça um aquecimento antes de começar a correr.
Gradualmente, saia da inércia. Comece com uma caminhada, depois acelere o ritmo e, então, gradualmente evolua para um trote (corrida rápida).
2) Não vá com o estômago vazio.
Pode ocorrer hipoglicemia (ou seja, uma redução extrema do açúcar no sangue), que pode causar náuseas graves e até desmaios. O ideal é que você consuma uma pequena quantidade de carboidratos (como frutas, torradas ou suco) 30 a 5 minutos antes de começar a se exercitar.
3) Use roupas leves ao correr.
O suor deve evaporar para manter o corpo em uma temperatura aceitável. Roupas muito pesadas impedem esse processo e deixam a temperatura corporal muito alta, o que pode causar hipertermia e desidratação.
4) Dica muito importante: mantenha-se hidratado.
Os corredores devem prestar muita atenção à hidratação. O conselho do especialista é beber água ou bebidas isotônicas antes, durante e depois do treino.
5) Finalmente ... alongue-se!
No entanto, tome cuidado para não jogar imediatamente antes ou depois do treino. Não importa quanto tempo você gasta em exercícios físicos, reserve de 15 a 20 minutos todos os dias para alongar o corpo. Não há necessidade de alongamento antes do treino, é importante aquecer o corpo. O alongamento após o treino pode ser perigoso. a razão? Isso porque, se o corpo estiver muito quente, a pessoa pode - sem perceber - ultrapassar o limite e, eventualmente, causar danos.
Estas são apenas algumas das muitas orientações para que os corredores possam praticar com segurança seus exercícios físicos favoritos.
Bom treino!
[Fonte: UOL // Viva Bem // Blog Marcio Atalla]