2020: ano bissexto
Conheça a origem do ano bissexto!
Você sabe por que a cada 4 anos é adicionado um dia a mais no calendário?
Venha aqui, vamos te contar o porque ...
Para que você entenda corretamente, precisamos voltar à Roma antiga, há dois mil anos. Foi nessa época que os astrônomos descobriram a bomba! - O calendário não é exatamente igual ao ano solar.
OK, vamos lá.
Foi Júlio César (aquele da Cleópatra) que perguntou a Sosígenes para "estender uma mãozinha" para que o imperador pudesse substituir o calendário romano, que é uma possibilidade mais adequada para a realidade e rotação da Terra.
Bem, mesmo assim, eles ainda não tinham nenhum dos recursos "super bons" que temos hoje, e perceberam que nosso planeta não precisa passar 365 dias para ficar "preso" ao redor do sol por horas., 48 minutos e 56 segundos.
Por isso, os astrônomos solicitados por César elaboraram um calendário semelhante ao dos egípcios, que tinham 365 dias, acrescentando um dia a cada quatro anos para acomodar o ano solar.
Esse foi o nascimento do calendário juliano, em homenagem ao imperador.
Ok, mas por que outro dia em fevereiro?
Os romanos decidiram "nosso segundo mês" porque era o último mês do ano.
Interessante, não é?
Bem, no final das contas, você sabe de onde vem o nome "bissexto"?
O termo se originou do latim ante diem bis sextum Kalendas Martias" (ou "o sexto dia antes das Calendas de Março"), resumindo para bis sextus e em português bissexto.
Ok, mas ... 29 de fevereiro?
Explicamos...
Alguns anos depois, o Papa Gregório decidiu no dia 13 melhorar o calendário. Uma dessas mudanças é a seleção de 29 de fevereiro como um acréscimo necessário ao ano de adição.
[Fonte: Portal G1 // Educação]